Alerta Licitação: Conheça as principais ferramentas de alerta de licitação

Revisado em 6 de maio de 2022

Você está tendo dificuldade com a licitação e se sente perdido durante o processo? Nós entendemos você. Apesar de ser uma ótima oportunidade para negócios, muitos ainda consideram o processo um pouco complexo. Mas nós viemos apresentar uma solução para esse problema: o alerta licitação.

Muitas pessoas dizem que a tecnologia é o futuro. Com todo o respeito, eu ouso dizer que isso é uma mentira. Na verdade, ela já é o presente – e, feliz ou infelizmente, só vai ter sucesso quem entender isso.

No caso das licitações, a tecnologia já chegou com tudo também. Hoje, ferramentas como as de alerta licitação já facilitam e muito a participação em processos licitatórios.

Continue acompanhando e conheça as principais soluções que podem garantir o sucesso da sua empresa com as licitações! Vamos lá?

Alerta de licitação: conheça o cenário das licitações

Antes de começar a falar sobre as ferramentas de alerta licitação, nós não poderíamos deixar de contextualizar você sobre o cenário de licitações nos últimos anos.

Ok, é um pouco controverso analisar o dado de licitações de 2020, uma vez que tenha sido um ano totalmente atípico, em razão da pandemia de Covid-19. No entanto, o dado sobre licitações do ano de 2019 é bastante interessante; portanto, é nele que vamos nos basear.

Apenas naquele ano, houve o investimento apenas do Governo Federal de R$ 24,86 bilhões em contratos com empresas privadas – isto é, em licitações.

Você tem ideia desse número? Aqui, estamos falando apenas em contratações realizadas pela União, que mostram a perspectiva positiva de um mercado aberto para qualquer empresa que deseja ingressar em novos negócios.

Como receber alerta licitação?

Apesar de não ser um processo tão complexo assim, para participar de licitações e oferecer serviços para o governo, é necessário ter um planejamento e controle.

Para isso, existem ferramentas de alerta licitação – algumas gratuitas, oferecidas por portais do governo, e softwares pagos.

Hoje, nós vamos apresentar para você algumas dessas soluções. Elas poderão ajudar você a encontrar a licitação mais adequada ao seu negócio e a economizar tempo, na hora de planejar e organizar suas documentações.

Vamos lá?

Soluções gratuitas para alerta licitação

1- Alerta Licitação

Alerta licitação: ferramenta gratuita de alerta de licitação

O Alerta Licitação é uma ferramenta que pode ser usada gratuitamente para fazer busca de licitações. Ela está disponível em Android ou iOS, para fazer a busca pelo smarthphone – além do site, que pode ser acessado por PC.

Na página inicial do Alerta Licitação, há um painel geral.

Lá, existem quatro seções distintas: uma que informa a quantidade de licitações disponíveis, outra que informa quantas estão em aberto, uma sobre quantas estão vencendo no dia da pesquisa e outra sobre quantos são os órgãos compradores.

A ferramenta é fácil e intuitiva. No campo “buscar”, é só inserir a palavra-chave relacionada ao tipo de serviço que você busca que, em seguida, abrirá uma tela com licitações abertas disponíveis. A interface gratuita do Alerta Licitação é bem completa e oferece bons recursos, mas também é possível utilizar versões pagas.

2- Portal de Compras Governamentais

Alerta licitação: Portal de compras governamentais para alerta de licitação

O Portal de Compras do Governo Federal é uma opção para fornecedores que buscam aumentar seu faturamento encontrarem oportunidades na administração pública. Ele é o maior portal de licitações do país, e abrange a União, Estados e Municípios

Através de sua versão em aplicativo, chamado Compras.gov.br, é possível realizar o cadastro de pessoa física ou jurídica no SICAF e receber alertas de licitações que podem interessar ao prestador de serviços.

O cadastro no SICAF é o primeiro passo para vender para o governo e receber alerta licitações. Um cadastro no Compras.gov.br também deve ser realizado e, dentro do aplicativo, em “Área de trabalho”, ficam reunidas as informações do sistema.

3- Portal Caixa Econômica Federal

Alerta licitação: Portal Caixa Econômica Federal

O Portal de licitações da Caixa também é uma opção de local onde os fornecedores podem realizar cadastros. Além do Pregão Eletrônico, a ferramenta contempla também o acompanhamento de Compras Diretas Eletrônicas, por dispensa de valor.

Depois de realizar o cadastro no sistema “Licitações.CAIXA”, assim que pregões e/ou compras diretas forem publicados no Portal, será encaminhado um e-mail de alerta licitação aos fornecedores cadastrados.

Para que o fornecedor receba e-mails personalizados de alerta licitação, é preciso informar sua área de interesse para prestação de serviço.

4- Portal de Compras Paraná

Alerta licitação: Compras Paraná para alerta de licitação

O Portal de Compras Paraná disponibiliza online as oportunidades de serviços aos fornecedores interessados. O cadastramento deve ser realizado no próprio portal, com criação de um login com usuário que pode ser CPF, e-mail ou Login Sentinela e senha.

A consulta filtra diferentes datas de abertura do processo licitatório. E assim, filtrando também por modalidade de licitações, o Portal de Compras Paraná oferece alerta licitações sobre as demandas mais próximas aos serviços que o fornecedor procura.

5- Portal de Compras Rio Grande do Sul

Alerta licitação: Portal de compras Rio Grande do Sul para alerta de licitação

O Portal de Compras Rio Grande do Sul, por sua vez, disponibiliza alerta licitação para participação em duas modalidades: Pregões ou Dispensas Eletrônicas. Para ter acesso aos alertas licitação e receber notificações de editais e poder enviar propostas, é necessário um credenciamento.

O credenciamento neste sistema de compras é realizado através de um formulário, utilizando o quadro “Credenciamento Online” da ferramenta.

Depois disso, é necessário ainda encaminhar à Central de Licitações (CELIC) o “Termo de Senha Eletrônica” preenchido e assinado. Além disso, é preciso também fornecer a documentação exigida.

Para conferir o passo a passo completo do credenciamento de fornecedores para receber alerta licitação, basta acessar o Portal de Compras do RS.

6- Portal de Compras SESC RJ

Alerta licitação: Portal de Compras SESC RJ para alerta de licitação

É possível realizar o cadastro de fornecedores no Portal de Compras Eletrônicas do SESC RJ. O cadastro consiste no preenchimento de formulários eletrônicos e anexação de documentos necessários.

O cadastro pode ser feito para as seguintes modalidades: dispensa de licitação, inexigibilidade de licitação, processo licitatório ou credenciamento.

Apesar de ser mais uma ótima maneira de acompanhar oportunidades de licitação, o site não informa se há alertas de licitação em notificação.

Aparentemente, é necessário que o usuário acesse o site e visite as licitações disponíveis – de forma manual, mesmo.

Soluções pagas para alerta licitação

Além das soluções gratuitas, existem ainda algumas excelentes ferramentas pagas para economizar tempo e receber alerta licitação. Confira, a seguir!

1- Effecti

A Effecti é uma solução para alerta licitação que captura, todos os meses, mais de 500 mil novas oportunidades de negócios. O alerta de licitação consiste em avisos com licitações que estão relacionadas aos produtos e serviços de sua empresa.

Trata-se de uma ferramenta voltada às empresas que buscam potencializar seus ganhos, atuando com serviços para o governo. A plataforma oferece uma solução completa para o gerenciamento de todo o processo licitatório.

É possível o usuário receber alerta de licitação em 4 horários diários diferentes. Além disso, a plataforma é personalizável, com a possibilidade de inserir diferentes filtros para aprimorar a busca por resultados nas pesquisas.

2- eLicitaRadar

Com o eLicitaRadar, é possível receber alerta de licitação de todas as licitações em tempo real – até mesmo pelo aplicativo exclusivo da plataforma.

Esses alertas acontecem em tempo real em razão dos portais de licitações disponíveis nele. Assim, a plataforma consegue realizar atualizações a cada um minuto.

Se for preciso, o eLicitaRadar oferece ainda um suporte especializado, que atende ao usuário em todas as fases do processo de licitação.

Trata-se de uma solução que, além de oferecer alerta de licitação, garante a gestão de licitações, com planos ideais para a sua empresa – e um mês gratuito, para avaliação.

3- ConLicitação

O ConLicitação se propõe a ser uma plataforma bem completa não apenas para alerta licitação, com avisos e notificações, mas também para outros recursos importantes. De acordo com a empresa, trata-se de mais de 100 mil licitações todos os meses.

Entre seus recursos, destacam-se os boletins diários, que oferecem avisos sobre novas licitações, e o gerenciamento de licitações e documentos – e este último, de “documentos”,  fica por conta da ConLicitação.

Além desses recursos, um outro que a diferencia dos concorrentes é seu suporte jurídico. Esse suporte oferece uma equipe especializada para fazer orientações em diferentes etapas da licitação.

Como saber de licitações públicas municipais?

É possível localizar oportunidades de licitações públicas municipais através dos sites dos Tribunais de Contas dos diferentes estados brasileiros.

Nesses sites, é necessário preencher alguns dados (município, data de publicação etc.) para localizar os editais das melhores oportunidades de licitações municipais.

Alerta licitação: considerações finais

Prestar serviços para o governo é mais uma forma de melhorar o faturamento de sua empresa – mas não significa que seja tão simples. É claro, também não é um bicho de sete cabeças, como você pôde observar, mas requer gestão e planejamento.

As soluções de alerta licitação apresentadas podem oferecer justamente esse gerenciamento de que você precisa: seja para localizar as melhores oportunidades ou para ter um auxílio nas demais etapas.

Para finalizar, uma dica final: se você nunca utilizou ferramentas para alerta licitação, nós recomendamos que você comece experimentando soluções gratuitas. Caso já faça uso de gratuitas, de repente pode ser uma boa conhecer soluções mais completas.

Com as soluções pagas, será possível alavancar ainda mais o resultado de sua empresa com as licitações. Se você tiver alguma sugestão para o nosso material, deixe seu comentário logo abaixo!

Guilherme Bitencourt

Guilherme Bitencourt

7 respostas

    1. Lamento saber que sua experiência com a Effecti e o AlertaLictação não foi positiva. Entendo que um serviço de alerta eficiente é crucial para acompanhar oportunidades de licitação. Aqui estão algumas outras ferramentas de alerta de licitação que você pode considerar:

      Comprasnet: O portal do governo federal oferece alertas para licitações em órgãos federais. É uma boa opção para ficar por dentro de oportunidades nacionais.

      Licitações-e do Banco do Brasil: Uma plataforma usada por diversos órgãos públicos para realizar licitações eletrônicas.

      LicitaCon Cidadão: Ferramenta do Tribunal de Contas da União que permite o acompanhamento de licitações e contratos de órgãos públicos.

      Portais Estaduais e Municipais: Muitos estados e municípios possuem seus próprios sistemas de alerta de licitação, que são úteis para monitorar oportunidades locais.

      Serviços Privados de Monitoramento: Existem outras empresas privadas que oferecem serviços de alerta de licitação. É importante pesquisar e avaliar opções que sejam confiáveis e tenham boas avaliações.

      Ao escolher uma ferramenta de alerta, considere a abrangência, a facilidade de uso e a confiabilidade do serviço. Experimente diferentes opções para ver qual delas melhor se adapta às suas necessidades.

      Espero que essas informações sejam úteis e que você encontre uma ferramenta de alerta de licitação que atenda melhor às suas expectativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo
Facebook
WhatsApp
LinkedIn