Entenda tudo sobre Certidão Federal: o que é e como obtê-la

Revisado em 25 de janeiro de 2023

Participar de licitações é uma excelente oportunidade para expandir os negócios da sua empresa. No entanto, é preciso estar preparado e cumprir todos os requisitos exigidos pelos órgãos públicos. Uma dessas exigências é a Certidão Federal. Neste texto, você vai entender o que é uma Certidão Federal, como obtê-la e quais são as suas principais finalidades.

O que é Certidão Federal?


A Certidão Federal é um documento emitido pelos órgãos federais, como Receita Federal, INSS e FGTS, que comprova que a sua empresa está em dia com as suas obrigações fiscais e trabalhistas. Ela é um pré-requisito para participar de licitações e contratar com a administração pública.

Como obtê-la?

A Certidão Federal pode ser emitida pela internet, através do site da Receita Federal, INSS ou FGTS, dependendo do órgão emissor. É preciso preencher alguns dados da empresa, como CNPJ. É importante lembrar que a Certidão Federal tem validade de até 90 dias, então é preciso ficar atento ao prazo de renovação.

Finalidades da Certidão Federal A Certidão Federal é exigida em diversas situações, como:

  • Participação em licitações;
  • Contratação com a administração pública;
  • Abertura de empresa;
  • Renovação de alvará de funcionamento;
  • Obtenção de financiamentos e empréstimos;
  • Concessão de incentivos fiscais.

Conclusão

A Certidão Federal é um documento essencial para a sua empresa participar de licitações e contratar com a administração pública. Ela comprova que a sua empresa está em dia com as suas obrigações fiscais e trabalhistas. Não deixe de obtê-la e de renová-la regularmente para evitar problemas e perder oportunidades de negócios.

Redação do Blog Licitações Públicas

Redação do Blog Licitações Públicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo
Facebook
WhatsApp
LinkedIn