Conteúdo verificado

Fases da licitação: entenda como funcionam na prática conforme a Lei 14.133

A licitação é o procedimento utilizado pela administração pública para realizar a contratação de serviços e compra de produtos. As empresas que desejam participar das contratações precisam conhecer as diferentes fases da licitação.

Neste conteúdo você terá acesso a um panorama geral sobre as principais fases da licitação, entendendo como elas funcionam na prática. Acompanhe! 

O que é uma licitação?

Se você chegou até aqui é porque provavelmente já ouviu falar sobre licitações e tem algum conhecimento a respeito do assunto.

Em linhas gerais, podemos conceituá-la como o procedimento utilizado por diferentes órgãos da administração pública na contratação de serviços e compras de mercadorias/insumos. A legislação brasileira obriga os órgãos públicos a contratarem seguindo normas rígidas e procedimentos definidos previamente em lei.

Legislação aplicável

Conhecer as fases da licitação pressupõe conhecer as leis específicas sobre o tema. A mais conhecida é a Lei 8.666/1993, chamada de “Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública”, ela é a lei que regulamentou o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal.

Recentemente, entrou em vigor a Lei 14.133/2021, ela está sendo chamada de “Nova Lei de Licitações”, já que surgiu com o propósito de modernizar e substituir a lei 8.666.

Atualmente, ambas estão em vigor, porém, em 01 de abril de 2023 essa deixará de valer, passando a ser utilizada exclusivamente as diretrizes e orientações da Lei 14.133.

Outra lei relevante quando o assunto é licitações públicas é a Lei 10.520/2002. Esta, trata da modalidade de pregão. 

Licitação e igualdade entre licitantes

As licitações existem com o objetivo de oferecer igualdade de condições para os fornecedores e ao mesmo tempo permitir que a administração pública faça compras vantajosas.

Por isso, os processos devem ser seguidos garantindo a igualdade de condições entre os participantes — também chamados de licitantes — e considerando a escolha da melhor proposta entre as apresentadas. 

Todos os fornecedores que atenderem às exigências do edital de licitação podem participar do certame e será escolhido aquele que oferecer a proposta com melhor preço e que esteja alinhada ao objeto informado no edital.

Quais são as fases da licitação?

Quais são as fases da licitação Lei 14133? Na imagem, tecla de um teclado com

Quando se fala em fases da licitação é preciso ter em mente que existem diferentes tipos de licitação. Cada um deles segue um procedimento, que sempre será definido em lei. Segundo a nova lei de licitações são modalidades de licitação: concorrência, pregão, leilão, concurso e diálogo competitivo.

Traremos neste conteúdo as fases da licitação na modalidade pregão, que é uma das mais utilizadas. Vale destacar que a modalidade de concorrência segue as mesmas fases, com mínimas variações procedimentais, as quais destacamos adiante.

O artigo 17 da Lei 14.133/2021 estabelece quais serão essas fases:  “Art. 17. O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência: I – preparatória; II – de divulgação do edital de licitação; III – de apresentação de propostas e lances, quando for o caso; IV – de julgamento; V – de habilitação; VI – recursal; VII – de homologação.” Vamos conhecê-las melhor?

Fase interna — preparatória da licitação

A primeira fase de uma licitação acontece no âmbito interno da administração pública. Neste momento os servidores envolvidos avaliam as necessidade de compra/contratação e estabelecem todas as regras que serão incluídas no edital. Os licitantes não participam desta etapa. Dela, resultará o edital, documento que marca o início da fase externa.

Fase externa da licitação

A partir dessa etapa todas as demais fases da licitação acontecem com ampla divulgação e participação de todos os licitantes interessados. É uma etapa que fica marcada pela publicação do edital de licitação.

Divulgação do edital de licitação

A divulgação do edital de licitação é o procedimento por meio do qual ele se torna público. Isso significa que qualquer pessoa pode ter acesso ao edital e suas informações.

O licitante deve ter em mente que o edital é o documento mais importante da licitação já que ele vai estabelecer regras, diretrizes, procedimentos e prazos. 

É por isso que você precisa ler todo o edital com atenção para conhecer as informações mais importantes sobre o certame. Além disso, deve avaliar se é uma opção interessante para o seu negócio. 

Apresentação de propostas e lances na licitação

No edital você vai encontrar todas as regras para apresentação das propostas, inclusive os prazos. Depois de divulgado o edital a apresentação de propostas/lances costuma ser a próxima etapa.

Na modalidade de licitação por concorrência, os interessados se inscrevem e apresentam as suas propostas. 

Julgamento da licitação

O julgamento depende do tipo de licitação. Mas você não precisa se preocupar em conhecer os critérios de todas as modalidades já que ele sempre está definido.

O critério de julgamento e escolha da proposta pode levar em consideração: menor preço, melhor técnica ou conteúdo artístico, técnica e preço, maior retorno econômico ou maior desconto.

Na fase de julgamento a administração pública avalia todas as propostas e define qual delas atende melhor aos critérios e expectativas de julgamento.

Habilitação na licitação

O que quer dizer critério de habilitação? Na imagem, martelo da justiça sendo usado em alusão à finalidade da habilitação dos licitantes.

Após o julgamento, o licitante que venceu na fase anterior passa para a fase de habilitação. Mais uma vez, a ordem dessa fase vai variar conforme a modalidade licitatória. No caso da concorrência, por exemplo, a habilitação só é feita depois do julgamento. Em algumas situações a habilitação pode ser feita antes do julgamento.

No edital estão definidos todos os documentos e certificações que devem ser apresentados na habilitação. Entre eles, costumam ser exigidos: certidões negativas de débitos, tributos atestados de capacidade técnica, balanço patrimonial e seguro garantia.

O licitante precisa estar atento às exigências do edital e ter todos os documentos em mãos. Isso traz mais segurança e celeridade na apresentação das informações na etapa de habilitação.

Recursos

Se algum licitante que perdeu na fase de julgamento não concordar com a escolha da administração pública, ele poderá recorrer. O interessado contesta a decisão de maneira fundamentada e o recurso é posteriormente julgado pela administração pública.

Sendo uma decisão favorável, o processo será revisado. Se o recurso for julgado improcedente, o processo de licitação seguirá para a fase de homologação com o vencedor.

Homologação da licitação

A fase final da concorrência pública é chamada de fase de homologação. A homologação é o ato por meio do qual o processo de licitação é ratificado. Após conferência da legalidade e regularidade de todos os atos é declarada a aprovação da licitação para que ela surta os efeitos legais.

Adjudicação da licitação

A adjudicação, por sua vez, é o ato por meio do qual a administração pública atribui ao vencedor o objeto da licitação. Ela segue com a elaboração e assinatura do contrato entre a administração pública e o licitante vencedor.

Por que é importante conhecer as fases da licitação?

Toda empresa que deseja participar de licitações precisa conhecer as regras e etapas deste processo. Isso ajuda a empresa a avaliar a viabilidade de participar do certame, além de ajudar ela a se preparar para as diferentes fases.

Conhecer as fases da licitação fica mais fácil separar os documentos dentro do prazo e apresentar propostas de forma estratégica. A contratação do seguro garantia de licitação também depende da fase e das expectativas da empresa.

Cote o seu seguro garantia licitação com a Mutuus

O que é seguro garantia na licitação? Na imagem, martelo da justiça em alusão a quanto custa um seguro garantia licitação e sua finalidade.

Se você participa de licitações sabe a importância e as vantagens do seguro garantia de licitação. Agora quer saber como contratar esse seguro de forma rápida e sem burocracia? Conheça a Mutuus Seguros.

A Mutuus é uma corretora digital de seguros que tem como proposta trazer agilidade, segurança e dinamismo no processo de contratação de diferentes seguros.

A corretora Mutuus Seguros ajudará a sua empresa a encontrar as melhores seguradoras do mercado, levando em consideração suas expectativas e necessidades.

Se você participa de licitações e precisa contratar o seguro garantia de licitação, vai encontrar na Mutuus toda a agilidade e segurança para cotar e contratar a sua apólice rapidamente. 

Para acertar na contratação de um seguro, busque o suporte de quem entende do assunto. Na Mutuus você encontra um atendimento qualificado e profissionais com expertise em licitações com a administração pública.
Gostou de conhecer mais sobre as fases da licitação? Então aproveite para conhecer o seguro garantia licitação, faça uma cotação e acerte na participação das próximas licitações.

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Artigos

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *