Revisado em 8 de março de 2022

Licitações Banco do Brasil: Como funciona e como participar das licitações do BB

Uma das instituições federais mais populares do país, o BB, abre, periodicamente, seu cadastro para as Licitações Banco do Brasil

No programa, a instituição financeira regulamenta, por meio de leis vigentes, a contratação de serviços terceirizados em diversos setores. 

Dessa forma, é possível trazer oportunidades de parceria com empresas e instituições de diferentes segmentos.

No entanto, algumas pessoas podem não conhecer o processo de participação, ou possuem dúvidas sobre como enviar sua proposta nos processos licitatórios.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para explicar como sua empresa pode se candidatar às ofertas públicas das licitações Banco do Brasil. Continue acompanhando!

O que é uma licitação?

As licitações se resumem em compras públicas, abertura de concursos para contratação de pessoal ou de projetos em diversos setores. 

Em uma das categorias, diversas empresas privadas participam de pregões para contratação de mão de obra terceirizada. 

Com as licitações, entende-se que o poder público fecha negócios para atender às necessidades da população e dos licitantes. Assim, é possível equilibrar oportunidades e direitos para todos os candidatos. 

Dessa maneira, os serviços contratados por licitações criam possibilidades para que a população seja beneficiada com bens acessíveis para o cotidiano.

O que é BB Licitações?

O que é BB licitações?

As licitações Banco do Brasil são operações que buscam, por meio de editais públicos, a contratação de serviços terceirizados em prol da sociedade.

Nesse segmento, o banco se baseia nos critérios da Lei de Licitações e Contratos 8.666/93, seguindo a Lei 10.520/02, responsável pela definição de etapas da licitação.

Para participar, o licitante deve apresentar um cronograma completo do serviço que atenda às exigências da licitação. 

É possível inscrever ofertas para as licitações Banco do Brasil com projetos de natureza científica, artística, educacional e outros. Através do processo licitatório, a instituição contratante analisa se o candidato está apto a atender as formalidades que ela solicita.

Em caso de pregão, por exemplo, a empresa tem livre arbítrio para selecionar as propostas que oferecem melhores vantagens, julgando os critérios de sua preferência. 

Assim, a instituição não se baseia apenas nos valores das ofertas, analisando, também, a estrutura da proposta, como: 

  • Descrição dos contratos;
  • Forma de execução das atividades; 
  • Contratação de pessoal;
  • Demanda de mão de obra qualificada. 

Inclusive, as licitações Banco do Brasil possuem respaldo jurídico por meio da Lei 13.303 de 30 de junho de 2016, que delibera sobre empresas de economia mista. Dessa forma, a convocação por editais se enquadra na responsabilidade de empresas públicas.

Para constar, o BB é, atualmente, uma das marcas que mais oferece oportunidades de licitações no setor.

Como funciona a plataforma de licitações Banco do Brasil?

As licitações Banco do Brasil acontecem por meio do portal Licitações-e

Na plataforma, que disponibiliza o acesso pelo site do BB, o fornecedor pode se inscrever usando uma chave de acesso. 

Assim, o serviço possibilita ao interessado a fazer sua pré-inscrição com as informações sobre sua empresa, e anexar uma proposta em alguma oportunidade para participar de um processo de licitação.

Inclusive, a inscrição deve ser feita com atenção, para que não surjam impedimentos posteriores que desqualifiquem a empresa ou tenha problemas futuros durante as etapas futuras da candidatura.

Cadastro no BB Licitações

BB licitações: Como fazer o cadastro

Embora seja um processo simples, alguns usuários podem ter dúvidas sobre como realizar o cadastro para as licitações Banco do Brasil.

Acessando o portal Licitação-e, o candidato poderá fazer o pré-registro da sua oferta escolhendo uma das modalidades para inscrição. 

Mais adiante, vamos mostrar o que é necessário e o passo a passo para você se cadastrar.

O que é preciso para participar de licitações Banco do Brasil?

Primeiramente, para conseguir participar das licitações do BB, o candidato deve entender às informações exigidas e mencionadas no edital inicial. 

Dessa forma, poderá se preparar adequadamente para enviar sua oferta de maneira correta.

No documento, constam observações técnicas sobre o programa e, além disso, é possível saber a relação de documentos que devem ser apresentados.

Contudo, é importante que o fornecedor fique atento aos prazos e exigências para participar das licitações Banco do Brasil, concluindo em sequência o cadastro da proposta de licitação em questão.

Encerradas as inscrições, o poder público fará a avaliação e classificação das propostas. Finalizada esta etapa, o governo anunciará os vencedores da licitação. 

Quais documentos são necessários para participar de licitações Banco do Brasil?

Para participar das licitações Banco do Brasil, em primeiro lugar, é necessário apresentar algumas informações referentes à empresa interessada em participar do processo licitatório.

Para concorrer no pregão, a empresa participante deverá apresentar alguns documentos, como:

  • Original e cópia do contrato social da empresa;
  • Original e cópia do documento de CNPJ;
  • Cópias dos documentos dos sócios da empresa.

Aqui, os papéis servirão como um certificado de segurança para o poder público ter uma melhor visibilidade sobre as entidades que concorrerão às ofertas descritas no edital.

A empresa concorrente deverá aceitar o termo de adesão para as licitações Banco do Brasil e nomear um representante para acompanhar as etapas do programa. 

Com isso, a pessoa responsável deverá apresentar original e cópia de seus documentos, além do comprovante de residência. 

Contudo, a firma não pode ter restrições comerciais, uma vez que sua documentação passará por uma análise criteriosa. Ainda, os papéis não podem conter erros de preenchimento. 

Por isso, é essencial manter a atenção no momento do cadastro das informações, para ter convicção de que a inscrição conta com todas as exigências mencionadas para as licitações do Banco do Brasil. 

Passo a passo do cadastro no licitações Banco do Brasil

A inscrição para as licitações do BB Licitações é simples e pode ser feita no portal Licitações-e. Confira a seguir como realizar o cadastro:

1. Acesse o portal Licitações-e

Pelo portal, que também pode ser acessado por dispositivos móveis, como celulares ou tablets, o interessado deve entrar no link “Acesso identificado”

Basta escolher o tipo de acesso e preencher as informações para as licitações Banco do Brasil. Em seguida, deverá clicar em “Suas propostas”.

No item “Listar Licitações por Situação”, é preciso acessar “Acolhimentos de propostas”. Dando o “ok”, uma nova tela apresentará as licitações disponíveis. 

Escolha a licitação desejada e clique em “Oferecer proposta”. Também é possível conhecer os detalhes da licitação ao clicar sobre sua descrição. 

2. Escolha a proposta desejada

A página seguinte mostrará a descrição das licitações Banco do Brasil. A empresa interessada poderá escolher uma ou todas as ofertas. 

Na próxima etapa, é importante estar atento às regras do pregão. No campo “Condições do proponente”, que é opcional, o candidato deverá checar se o edital exige o preenchimento desta informação.  

Reforçando, esteja atento às regras do edital, para que não faltem informações relevantes no momento de completar a proposta. 

Caso exista uma insuficiência de dados, a inscrição será automaticamente cancelada e a empresa concorrente não poderá prosseguir na seleção para as licitações Banco do Brasil. 

3. Informe o valor de sua oferta

O próximo campo é o “Preço unitário proposto”. Essa parte é fundamental para que a proposta das licitações Banco do Brasil possa ser elegível. 

Para finalizar a inscrição, o sistema confirmará as informações e, não havendo erros, basta clicar em “confirmar”. 

4. Finalizando a inscrição

É importante ressaltar que, uma vez confirmada a operação, não será possível editar os dados informados. 

No entanto, o site permite que o candidato cancele sua inscrição durante o preenchimento de sua oferta. 

Uma recomendação é realizar a inscrição para as licitações Banco do Brasil em um local tranquilo, seguro e com boa conexão de internet. 

Porém, se a conexão virtual falhar, o sistema solicitará um novo preenchimento de dados. 

Por fim, após finalizar a inscrição no sistema, o representante deverá comparecer a uma agência do BB para efetivar a inscrição da sua empresa. 

5. Resultado da licitação

Além disso, é importante informar que a empresa ganhadora das licitações Banco do Brasil ainda precisará comprovar algumas habilidades para a sua candidatura.

O primeiro passo será apresentar o histórico da movimentação financeira. O vencedor deverá fornecer uma garantia, como um pagamento-caução ou a contratação do Seguro Garantia Licitação.

Estas condições são exigidas para que as partes possam ter segurança contra imprevistos financeiros. 

O que o vencedor deve cumprir?

O Banco do Brasil checará se o fornecedor está obedecendo às regras e exigências contratuais para as atividades em execução. 

Diferentemente de informações controversas que podem circular nos meios de comunicação, uma licitação tem como regra manter a transparência, foco e assiduidade entre os participantes.

As empresas vencedoras das licitações Banco do Brasil deverão apresentar, periodicamente, relatórios que comprovem seu empenho e dedicação em suas atribuições.

Um dos fatores a ser observado é a prestação de contas sobre despesas. Dessa forma, será possível que o poder público possa administrar as finanças do serviço contratado. 

Aceitando essas condições, o novo fornecedor de serviços assinará o contrato e começará suas atividades junto ao governo. 

Vale a pena concorrer às licitações Banco do Brasil?

As licitações Banco do Brasil são procedimentos de contratação de fornecedores para se realizar negócios que são benéficos para a sociedade

Elas possuem etapas nítidas, que auxiliam na execução transparente e organizada da escolha das melhores ofertas. Por fim, também ocorre um julgamento e a apresentação dos vencedores, para concretizar a decisão. 

Com isso, o poder público selecionará a proposta que melhor atender às necessidades e assinará o contrato com a empresa vencedora, trazendo oportunidades de parceria para a instituição e para a sociedade.

As licitações Banco do Brasil preveem benefícios para o espaço civil, de maneira a atender e colaborar com as necessidades da população em diversos serviços. 

Por isso, vale a pena ficar atento aos editais de licitações do Banco do Brasil para saber qual o melhor momento de inscrever o seu negócio e, de repente, ter uma boa oportunidade para faturar mais!

Guilherme Bitencourt

Guilherme Bitencourt

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este conteúdo
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn