Como participar de licitações? Confira 4 orientações essenciais!

Revisado em 9 de março de 2022

Uma empresa que deseja crescer e conseguir novos negócios precisa saber como participar de licitações. Essa forma de contratação traz oportunidades de lucro e manutenção do empreendimento, além de haver bastante segurança.

A licitação é um processo de contratação com Governos e entidades públicas, regido pela Lei n.º 8.666 de 1993. A administração pública possui alguns princípios que devem ser seguidos por todos os interessados e prestadores de serviço. Assim, é preciso ter um procedimento próprio e regulamentado.

A seguir você entenderá o que é uma licitação, as vantagens de participar de uma e acompanhará 4 dicas para fazer isso. Confira e aprenda!

O que é uma licitação?

A licitação tem o objetivo de trazer mais eficiência e economia para os serviços públicos. Também é importante saber que as licitações são abertas a todos os interessados. Assim, se você consegue fornecer o que o Governo está requisitando e segue as regras, pode participar.

Com ela, diversos participantes oferecem os serviços ou produtos, estipulam um preço e mostram a proposta. Logo, a administração poderá escolher entre essas opções aquela que é mais vantajosa para a coletividade.

Também é importante reforçar que os critérios para escolha estão sempre definidos em lei ou no edital da licitação. Dessa maneira, apenas em casos exclusivos existe subjetividade no momento da contratação.

Quais são suas vantagens?

A principal vantagem de participar de uma licitação é a garantia de pagamento. Lembre-se: a empresa está contratando com o poder público. Assim, sempre deve haver uma previsão orçamentária.

Além disso, o poder público é obrigado a cumprir a legislação, sob pena de seus agentes serem responsabilizados. Unindo essa obrigatoriedade e a reserva de valores, a empresa licitante tem mais garantias de pagamento.

Outro ponto forte de participar de licitações é a quantidade de oportunidades e a possibilidade de lucro. São realizadas, por ano, milhares de licitações em todos os âmbitos, sejam elas municipais, estaduais ou federais.

Ademais, os contratos costumam ter uma longa duração. Assim, a empresa fornecerá produtos e serviços para a administração pública por diversos anos, recebendo o pagamento pelo negócio acordado.

Essa característica também acarreta outro fator importante: a redução de custos com publicidade e propaganda. Como a licitação requer um processo formal e objetivo, pode ser uma forma de conseguir contratos sem precisar investir muito em marketing.

Como participar de licitações? O que é preciso?

Conhecendo as vantagens de participar de licitação, você deve estar se perguntando como participar de licitações e o que é necessário para aproveitar as oportunidades, não é mesmo? Existem algumas atitudes e requisitos importantes para que uma empresa possa licitar.

Confira a seguir!

Ter regularidade fiscal

Uma exigência para participar de licitações é comprovar a regularidade fiscal da empresa. Desse modo, ela deve ter todos os documentos e pagamentos de tributos em dia, comprovando com as devidas certidões negativas. 

Acompanhe a lista a seguir:

  • certidão negativa de débitos referentes a tributos e contribuições federais;
  • certidão negativa de débitos estaduais;
  • certidão de regularidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
  • comprovante de inscrição no cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) no Ministério da Fazenda;
  • Comprovante de inscrição no cadastro de contribuintes estaduais e municipais.

Comprovar capacidade técnica e econômica

Essa exigência é simples de entender: o poder público só contratará companhias que realmente conseguem prestar o serviço.

Para comprovar a capacidade técnica, é preciso apresentar atestados e declarações de outros clientes demonstrando que o serviço foi realizado. Cada área pode ter algumas regras específicas. No caso de obras de engenharia, por exemplo, é preciso registrar os atestados no CREA.

Para isso, existe um documento específico, chamado de Atestado de Capacidade Técnica (ATC). Empresas e órgãos públicos que já contrataram com a companhia podem emitir essa documentação.

Já a capacidade econômica é comprovada por meio do balanço patrimonial referente ao último ano fiscal. Desse modo, a empresa comprova que tem caixa e condições para realizar o serviço ou fornecer os produtos para a administração. 

Conhecer a lei de licitações

Também é fundamental que o responsável da empresa conheça a lei de licitações ou tenha uma assessoria para isso. É nela que estarão dispostos todos os requisitos, regras, exigências e cláusulas contratuais possíveis.

A lei traz, ainda, a especificação dos tipos de licitação, quem pode participar de cada uma e como elas funcionam. Desse modo, a empresa se preparará da melhor forma para o certame.

Como participar de licitações: 4 dicas importantes!

Após entender as exigências para participar de uma licitação, é preciso conhecer algumas dicas para isso. A seguir você verá 4 pontos aos quais deve se atentar!

1. Acompanhe a abertura

As licitações são abertas ao público, então elas são publicadas em jornais de grande circulação e nos sites dos interessados. É fundamental que você crie uma rotina para acompanhar essas publicações e avisos. 

Assine os jornais de sua cidade e busque formas de verificar os diários oficiais. Assim que uma licitação abrir, você saberá o quanto antes os requisitos e regras do certame. Com isso, poderá se preparar com antecedência e adequar a sua empresa para a concorrência.

2. Analise o edital

O edital é o documento oficial de abertura da licitação. Ele demonstra todas as regras importantes sobre o certame e as solicitações do poder público naquele procedimento.

Entre os pontos essenciais, estão o tipo de licitação, os prazos e datas, qual é o objeto contratado, documentação necessária etc.

Descumprir alguma dessas regras pode trazer a inabilitação ou mesmo exclusão da licitação. Erros com a documentação, falta de informações e comprovações são evitadas com uma leitura atenta do edital.

3. Envie a proposta

A proposta é o documento oficial que informa ao poder público que sua empresa quer participar da licitação. É nela que você especificará os serviços que pode realizar, além de demonstrar o preço cobrado.

No edital estará registrado como a proposta deve ser enviada. Normalmente, os interessados enviam também os documentos necessários para a participação. Aqui, a ajuda profissional pode ser importante para seguir todos os requisitos.

4. Cumpra os prazos

Toda licitação possui prazos para cada etapa. Ou seja, há um cronograma especificando o período de inscrição, envio de proposta, julgamento de documentação e assinatura de contrato.

Essas datas devem ser cumpridas por todos os interessados. Dessa forma, não há margem para atrasos. A dica é fazer um calendário com todos os prazos e se organizar para o cumprimento das formalidades.

Saber como participar de licitações é fundamental para uma empresa que deseja prestar serviços ao poder público. Agora você já conhece algumas dicas para isso e a importância de participar desses certames. Então aproveite as oportunidades!

Ainda ficou com alguma dúvida sobre como participar de licitações? Então deixe um comentário aqui no post!

Guilherme Bitencourt

Guilherme Bitencourt

30 respostas

    1. Boa noite,

      É ótimo saber do seu interesse em licitações para o ramo automotivo! Sim, há licitações para serviços de chapeação e pintura. Para participar, sua empresa precisa estar regularizada com todas as documentações necessárias e atenta aos editais publicados por órgãos públicos. Fique de olho em portais de licitação e Diários Oficiais para oportunidades relevantes. Se precisar de mais orientações, estamos aqui para ajudar!

    1. Parabéns pela iniciativa de abrir uma empresa para fornecer insumos a unidades de saúde e hospitais! Para participar de licitações, você precisa:

      Registro da Empresa: Garantir que sua empresa esteja legalmente registrada e com todas as licenças necessárias para operar no setor de saúde.

      Regularidade Fiscal e Trabalhista: Estar em dia com obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Isso inclui a obtenção de certidões negativas de débitos.

      Certidões Específicas: Dependendo do tipo de insumo, pode ser necessário ter certificações específicas do setor de saúde.

      Cadastro em Portais de Licitação: Se cadastrar em portais governamentais onde as licitações são anunciadas, como o Comprasnet, no caso do governo federal.

      Preparação de Propostas: Desenvolver capacidade para elaborar propostas comerciais competitivas e de acordo com os editais.

      Capacitação: Entender o processo de licitações e, se possível, realizar cursos na área.

      Se precisar de mais informações ou orientações detalhadas, sinta-se à vontade para entrar em contato. Desejamos sucesso no seu empreendimento!

  1. Somos uma empresa SAAS que vende software para calculos de Correção Monetaria, calculos trabalhistas e outros calculos judiciais e gostaria de saber como participo de Licitações do Governos?

    1. É ótimo ver o interesse da sua empresa SAAS em participar de licitações do governo para fornecer softwares de cálculos judiciais, como correção monetária e cálculos trabalhistas. Aqui estão alguns passos essenciais para iniciar esse processo:

      Cadastro Nacional de Fornecedores (CNPJ): Certifique-se de que sua empresa está devidamente registrada e possui um CNPJ ativo.

      Regularidade Fiscal e Trabalhista: Mantenha em dia todas as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Isso inclui a obtenção de certidões negativas de débitos.

      Certidões Técnicas: Para softwares, é importante ter certificados de qualidade e conformidade, além de registro de direito autoral do software, quando aplicável.

      Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF): Cadastre-se no SICAF, que é o sistema utilizado pelo governo federal para cadastro de fornecedores. Muitos estados e municípios têm sistemas semelhantes.

      Acompanhamento de Editais: Acompanhe os editais publicados em portais como Comprasnet, eDiário Oficial da União, e portais de licitação de estados e municípios, conforme aplicável.

      Elaboração de Propostas: Desenvolva propostas que atendam às especificações dos editais e sejam competitivas em termos de preço e qualidade.

      Capacitação e Consultoria: Considerar a capacitação em licitações e, se necessário, buscar consultoria especializada para entender melhor os processos e requisitos.

      Se precisar de mais informações ou orientações, estamos à disposição para ajudar. Desejamos sucesso nos seus empreendimentos licitatórios!

    1. Boa tarde,

      É ótimo ver seu interesse em entrar no campo das licitações! Para começar, mesmo sem ter uma empresa no momento, você pode tomar algumas medidas importantes:

      Estudo e Capacitação: Aprenda sobre o processo de licitações. Existem cursos online e materiais que podem ajudar a entender as leis, procedimentos e estratégias de licitação.

      Planejamento de Negócios: Pense em que tipo de produtos ou serviços você gostaria de fornecer e faça um plano de negócios. Analise o mercado e identifique possíveis oportunidades em licitações.

      Registro de Empresa: Para participar de licitações, é essencial ter uma empresa formalmente registrada. Pesquise sobre os tipos de empresa (MEI, EIRELI, LTDA, etc.) e escolha a melhor opção para o seu negócio.

      Preparação de Documentação: Assim que tiver sua empresa, organize e mantenha a documentação necessária para participar de licitações, como certidões negativas de débitos, comprovantes de regularidade fiscal e trabalhista, etc.

      Monitoramento de Editais: Acompanhe portais de licitação e Diários Oficiais para encontrar oportunidades compatíveis com o seu negócio.

      Rede de Contatos: Construa uma rede de contatos no setor, incluindo outros empresários e profissionais de licitação, para trocar experiências e obter conselhos.

      Assessoria Jurídica e Contábil: Considere obter ajuda de profissionais nessas áreas para garantir que sua empresa cumpra todas as regulamentações necessárias.

      Lembre-se, o mundo das licitações é competitivo, mas com preparação e conhecimento adequados, você pode encontrar excelentes oportunidades. Se precisar de mais informações ou orientação, estamos aqui para ajudar.

  2. Boa tarde!minha empresa é da área moveleira (fabricação de móveis)e gostaria de participar!se poderem me ajudar até em acessória,poderíamos estudar,queria fazer expansão da empresa,já q tenho muita experiência e qualidade no produto!!

  3. Gostaria de participar de uma licitação aqui no meu bairro Caiçara de uma loja gostaria de trabalhar lá com ervas medicinais como faço.

    1. Olá, Sra. Silvana Thereza!

      Para participar de uma concessão pública é preciso estar cadastrado no Portal de Licitação que irá promover esta licitação.

      Podemos lhe ajudar, entre em contato pelo WhatsApp (92) 98449-8989 que lhe informo melhor.

  4. Boa noite.Sou cirurgiã Dentista (implantodotista).Gostaria de levar a proposta a prefeitura. Como prestadora de serviço em implante. Existe essa possibilidade?

    1. Dra. Alexsandra, para prestar serviços ao órgão público de qualquer esfera (federal, estadual e municipal) é necessário fazer cadastro no Portal de Licitação a que se vincula a sua prefeitura.

      O Seu consultório, funciona como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica?

  5. Sou analista em licitações públicas… ajudo sua empresa a se preparar para participar das licitações aumentando os seus lucros vendendo para o governo. Entre em contato 22 999478855

      1. Olá Sr. Luciano Pereira!

        Quanto a sua pergunta, DEPENDE!

        Se for para participar de Licitação de Compra Direta para pronta entrega, pode sim!

        Porém, se for para licitações de Prestação de Serviços, é necessário que, sua empresa tenha Atestado de Capacidade Técnica, e como sua empresa “Recém-Aberta” é provável que não tenha nenhum, neste caso você poderia até participar das licitações, porém seria inabilitado por falta desse documento.

    1. Boa tarde sr Marcos
      Tenho empresa de buffet e quero fornecer alimentos, kit lanche, coffee break , bebidas e comidas em geral para governo.
      Nunca trabalhei com licitações, mais trabalho para varias empresas no Brasil inteiro que ganham licitações e eu presto serviços para ela aqui em Brasília.
      Quero eu mesmo ganhar licitação e minha empresa prestar serviço
      Por onde devo começar para poder participar de licitações.

      1. Ola´Alexandre Miranda!

        Se você já tem empresa, falta apenas se cadastrar nos Portais de Licitação, manter suas certidões sempre atualizadas, ter um Balanço Patrimonial que atenda as exigências editalícias, e principalmente, ter Atestado de Capacidade Técnica, fornecido pelos seus clientes já atendidos.

        Para isso, contrate um profissional de licitação que vai lhe dar todas as orientações necessárias e analisará a sua documentação para adequar-se a legislação vigente.

        Se precisar entre em contato pelo WhatsApp (92) 98449-8989

    1. A primeira coisa a fazer é se cadastrar nos Portais de Licitações de sua área de interesse, lembrando que nas licitações federais, mais de 90% das licitações são feita no portal de compras do governo federal (antiga Comprasnet).

      Para mais detalhes entre em contato!

      1. Oi Marcos boa tarde.Gostaria de participar de uma licitação mas não entendo bem as quantidades, poderia me ajudar?Sou Mei.

      2. Boa Tarde Cleonice!

        Primeiramente me desculpe pela demora na resposta, pois esses últimos dias foram bastantes agitadis…

        Mas vamos a seu questionamento!

        A resposta é sim, porém preciso saber mais detalhes sobre os objetivos de sua empresa e ver se vale a pena participar de licitações ou não.

        Acesse o Link https://linktr.ee/MSConsult59, se lhe for conveniente!

    2. Olá Francisca… estou estudando para ser assessor de empresas que tenham interesse em participar… já tenho conhecimentos onde posso te ajudar com todo o processo… vc possui uma empresa?! Qualquer coisa entre em contato comigo 22 999478855 Roger.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo
Facebook
WhatsApp
LinkedIn