Comprasnet licitações: Saiba como fazer o seu cadastro e consultar licitações

Revisado em 6 de maio de 2022

Para a participação de fornecedores em compras feitas pelo governo, ferramentas como o Comprasnet licitações cumprem bem o seu papel. Através dessas ferramentas, é possível realizar um cadastro e fazer busca por editais de licitações – além da possibilidade de receber alerta licitação, via e-mail cadastrado.

Aos profissionais que trabalham com licitações, a busca por editais com oportunidades do seu interesse fica muito mais fácil. O Comprasnet licitações ajuda a economizar tempo e facilita o planejamento e a organização das documentações.

Neste conteúdo, eu vou contar para você sobre as vantagens dessa ferramenta – mas não apenas isso: vou mostrar o passo a passo para você pode se cadastrar e fazer consulta de licitações.

Espero que aproveite o material!

O que é o sistema Comprasnet licitações?

O processo de licitação é realizado quando a Administração Pública precisa comprar ou contratar obras, serviços e produtos. Com o processo licitatório, viabiliza-se uma competição formal entre fornecedores que desejam vender para o governo.

A partir dessa necessidade do Poder Público, nasceu o Comprasnet licitações – o chamado Portal de Compras do Governo Federal. Ele visa unir fornecedores interessados em aumentar o seu faturamento e fornecer seus serviços à Administração.

No site, são disponibilizadas e divulgadas informações sobre licitações e contratações – permitindo-se processos eletrônicos como o Pregão Eletrônico, por exemplo. Em relação ao Pregão na modalidade eletrônica, trata-se de uma determinação do Decreto 10.024 de 20 de setembro de 2019.

Mas o Comprasnet licitações, além de servir ao interesse público, serve também ao interesse da Administração. Trata-se de uma alternativa que permite ao governo buscar as melhores soluções de produtos e serviços do mercado.

Como ter acesso ao Comprasnet licitações?

Comprasnet licitações: Como ter acesso ao sistema?

O acesso ao Comprasnet licitações pode ser feito pela web ou pela versão mobile (aplicativo).

Site

Clicando neste link, você tem acesso ao site oficial do Comprasnet.

A imagem acima representa a visão da tela inicial. Continue acompanhando que, logo adiante, eu vou explicar como funciona o cadastramento neste site.

Mas, caso você já esteja credenciado no SICAF e deseja apenas realizar o cadastramento no Comprasnet licitações, pule esta parte e clique aqui para acompanhar o passo a passo.

Aplicativo

O credenciamento de pessoa física ou jurídica no Sistema Unificado de Cadastro Fornecedores (SICAF) também pode ser realizado através do aplicativo. Pelo aplicativo do Comprasnet licitações, é possível ainda receber alerta licitação sobre processos de contratações alinhados ao interesse do licitante.

A ferramenta na versão mobile está disponível para Android e para iOS.

Comprasnet licitações: Como fazer o cadastro?

Para participar de licitações públicas através do Comprasnet licitações, é importante saber que existem três passos a serem seguidos:

  1. Realizar cadastro no gov.br;
  2. Realizar o credenciamento no SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores) neste link ou pelo aplicativo;
  3. Acessar o Comprasnet licitações (Sistema de Compras do Governo Federal) e se cadastrar.

1- Cadastro no gov.br

Desde 2021, microempresas e MEI não precisam de certificado digital para realizar o credenciamento no SICAF, portanto, o credenciamento não gera custos. No entanto, antes de realizar o credenciamento e poder acessar o Comprasnet licitações, é necessário acessar o gov.br e seguir os seguintes passos:

  • Ao entrar, clique em “Crie sua conta gov.br”;
  • Escolha a opção “Número de CPF”;
  • Insira seus dados cadastrais nos campos em branco;
  • Leia os termos de uso e continue;
  • Clique em “Não sou um robô”;
  • Realize o captcha para continuar;
  • Siga com o preenchimento de seus dados;
  • Escolha o modo de ativação da conta (e-mail ou celular);
  • Copie o código de validação recebido e cole no campo escrito “Código de 6 caracteres” e clique em “avançar”;
  • Digite sua nova senha e clique em “concluir”.

Para realizar o login, é só digitar o CPF cadastrado e senha. Finalmente, depois de concluído o cadastro no gov.br, vamos acompanhar o passo a passo para a realização do cadastro no SICAF.

2- Cadastro no SICAF

  • Acesse este link para chegar ao SICAF;
  • Clique na logo escrito Gov.br;
  • Realize a confirmação de contato através do número do celular;
  • Ao receber o código via SMS, valide-o no campo a ser preenchido.

Como dissemos antes, não é obrigatório o certificado digital para realizar o credenciamento no SICAF. Então, caso você não tenha o certificado, é necessário que seja realizada a validação da conta.

Para isso, é necessário retornar à área logada do Gov.br e acessar a seção “Selos de Confiabilidade”. Nessa seção, é preciso validar a conta por meio de uma das opções – que pode ser, por exemplo, internet banking Bradesco ou Banco do Brasil, ou emissão de CNH pelo DETRAN.

Depois disso, retorne à área do SICAF, faça o login com CPF e senha e altere os dados do responsável pelo cadastro. Depois disso, é possível fazer o credenciamento.

Credenciamento no SICAF

  • Acesse novamente este link para chegar ao SICAF;
  • Clique na logo de Gov.br;
  • Na página do SICAF, o credenciamento é feito em “Cadastro”, na parte superior esquerda da tela.

Na seção “Cadastro”, existem vários níveis. O primeiro deles é o credenciamento – do qual estamos tratando – e os demais, como Habilitação Jurídica e Qualificação Técnica, por exemplo.

Este é um passo importante para que toda a documentação da empresa esteja pronta e reunida para o acesso ao Comprasnet licitações.

3- Cadastramento no Comprasnet licitações

O Comprasnet licitações é o ambiente em que você, enfim, vai poder acessar as compras governamentais e os seus Pregões.

Nos passos a seguir, tenha em mente que você precisa preencher os mesmos dados preenchidos no SICAF, para que o sistema não acuse algum tipo de divergência.

  • Neste link, clique na seta na frente de “Fornecedor”;
  • Acesse “Quero me Cadastrar”;
  • Escolha uma Opção de Empresa (Fornecedor Pessoa Jurídica, Fornecedor Pessoa Física ou Fornecedor Estrangeiro);
  • Preencha os demais dados necessários;
  • Depois disso, será enviado no seu e-mail um login com uma senha provisória para acessar o Comprasnet licitações;
  • Acesse novamente este link para acessar a conta.

Como consultar licitações no Comprasnet licitações?

Comprasnet licitações: Como realizar consulta no Comprasnet?

Na página do Comprasnet licitações, através deste link, você deve descer até a parte inferior, na seção “Consulta Detalhada”.

Nessa seção, você pode consultar Pregões e Dispensas Eletrônicas, por exemplo, em fase de envio e proposta, para poder participar.

É possível realizar as suas consultas através de filtros: por período, por modalidade de licitação, por tipo de Pregão, pelo número da licitação, por unidades da federação, por municípios etc.

No filtro objeto, é possível você buscar por uma palavra-chave específica relacionada ao empreendimento cujo serviço você deseja prestar. Exemplo: “pães”, caso você tenha uma panificadora.

Comprasnet licitações: Como consultar pregões em andamento?

Para consultar pregões em andamento no Comprasnet licitações, primeiro acesse a página inicial do site. Em seguida, role até a parte inferior, na seção “Consulta Detalhada“, e clique na opção “Pregões abertos para lances”.

Quem pode usar o Comprasnet?

O Comprasnet licitações pode ser usado por estados e municípios brasileiros que desejam fazer compras públicas.

Inclusive, um dado do governo mostra que mais de 50% dos municípios do país já utiliza o Comprasnet licitações no processo de compras e Pregões.

Nessa dinâmica, empresas que desejam oferecer seus serviços podem acessar os editais e avaliar se as oportunidades estão alinhadas aos seus interesses.

Dispensa eletrônica: conheça o novo sistema de dispensa do Comprasnet licitações

O Comprasnet permite agora novas funcionalidades, como o sistema de Dispensa Eletrônica. Esta funcionalidade de dispensa de licitação visa ampliar a competição para serviços da Administração Pública. Ela está de acordo com a nova Lei de Licitações, a Lei 14.133, que trouxe algumas mudanças nesse cenário.

Um dado interessante divulgado pelo SERPRO mostrou que, em 2020, por volta de 2/3 dos processos de contratação licitatórios ocorreram por dispensa. Esse número representa uma movimentação financeira de cerca de 44 mil contratos.

O novo sistema vai abrir mais oportunidades às empresas que desejam fornecer seus serviços e produtos ao Poder Público e promover a melhoria dos serviços ofertados à população.

Ao licitante, por sua vez, o sistema de dispensa eletrônica do Comprasnet licitações vai se mostrar mais prático, moderno e eficiente para a participação de processos.

Comprasnet licitações: Considerações finais

O Comprasnet licitações, portal de compras do governo, está de cara nova. A promessa é oferecer mais praticidade, transparência e eficiência nas compras governamentais.

Hoje, o sistema já se ampliou às demais etapas do ciclo de vida da compra pública, e não se atém somente ao processo inicial. Assim, ampara os empresários e servidores nas demais fases da licitação, garantindo a qualidade do processo.

A proposta é de que ele seja um sistema único e integrado, que permita à fornecedores, órgãos e cidadãos extraírem seus objetivos na fase inicial, de gestão e de execução dos contratos.

Se faltou algum detalhe a ser abordado ou caso a sua dúvida não tenha sido totalmente esclarecida, deixe o seu comentário!

Picture of Guilherme Bitencourt

Guilherme Bitencourt

12 respostas

  1. Olá bom dia meu nome é Sérgio, sou aqui de Contagem, sou MEI mas estou devendo várias parcelas ainda sim, consigo participar de algumas licitações.
    E outra coisa quero representar clientes, como eu faço…então sou novo na modalidade de licitação estou querendo aprender
    mais…pode me ajudar no quesito….

  2. Olá bom dia meu nome é Sérgio sou aqui de Contagem sou MEI mas estou devendo várias parcelas ainda sim consigo participará de algumas licitações
    E outra coisa que representar clientes como eu faço…então sou novo na modalidade de licitação estou querendo aprender mais…pode me ajudar no quesito….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo
Facebook
WhatsApp
LinkedIn