Comprasnet licitações: Saiba como fazer cadastro e participar de licitações

Revisado em 4 de setembro de 2024

Para a participação de fornecedores em compras feitas pelo governo, ferramentas como o Comprasnet licitações cumprem bem o seu papel. Através dessas ferramentas, é possível realizar um cadastro e fazer busca por editais de licitações – além da possibilidade de receber alerta licitação, via e-mail cadastrado.

Aos profissionais que trabalham com licitações, a busca por editais com oportunidades do seu interesse fica muito mais fácil. O Comprasnet licitações ajuda a economizar tempo e facilita o planejamento e a organização das documentações.

Neste conteúdo, eu vou contar para você sobre as vantagens dessa ferramenta – mas não apenas isso: vou mostrar o passo a passo para você pode se cadastrar e fazer consulta de licitações.

Espero que aproveite o material!

O que é o sistema Comprasnet licitações?

O processo de licitação é realizado quando a Administração Pública precisa comprar ou contratar obras, serviços e produtos. Com o processo licitatório, viabiliza-se uma competição formal entre fornecedores que desejam vender para o governo.

A partir dessa necessidade do Poder Público, nasceu o Comprasnet licitações – o chamado Portal de Compras do Governo Federal. Ele visa unir fornecedores interessados em aumentar o seu faturamento e fornecer seus serviços à Administração.

No site, são disponibilizadas e divulgadas informações sobre licitações e contratações – permitindo-se processos eletrônicos como o Pregão Eletrônico, por exemplo. Em relação ao Pregão na modalidade eletrônica, trata-se de uma determinação do Decreto 10.024 de 20 de setembro de 2019.

Mas o Comprasnet licitações, além de servir ao interesse público, serve também ao interesse da Administração. Trata-se de uma alternativa que permite ao governo buscar as melhores soluções de produtos e serviços do mercado.

Como ter acesso ao Comprasnet licitações?

Comprasnet licitações: Como ter acesso ao sistema? na imagem, página de login do Comprasnet

O acesso ao Comprasnet licitações pode ser feito pela web ou pela versão mobile (aplicativo).

Site

Clicando neste link, você tem acesso ao site oficial do Comprasnet.

A imagem acima representa a visão da tela inicial. Continue acompanhando que, logo adiante, eu vou explicar como funciona o cadastramento neste site.

Mas, caso você já esteja credenciado no SICAF e deseja apenas realizar o cadastramento no Comprasnet licitações, pule esta parte e clique aqui para acompanhar o passo a passo.

Aplicativo

O credenciamento de pessoa física ou jurídica no Sistema Unificado de Cadastro Fornecedores (SICAF) também pode ser realizado através do aplicativo. Pelo aplicativo do Comprasnet licitações, é possível ainda receber alerta licitação sobre processos de contratações alinhados ao interesse do licitante.

A ferramenta na versão mobile está disponível para Android e para iOS.

Comprasnet licitações: Como fazer o cadastro?

Para participar de licitações públicas através do Comprasnet licitações, é importante saber que existem três passos a serem seguidos:

  1. Realizar cadastro no gov.br;
  2. Realizar o credenciamento no SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores) neste link ou pelo aplicativo;
  3. Acessar o Comprasnet licitações (Sistema de Compras do Governo Federal) e se cadastrar.

1- Cadastro no gov.br

Desde 2021, microempresas e MEI não precisam de certificado digital para realizar o credenciamento no SICAF, portanto, o credenciamento não gera custos. No entanto, antes de realizar o credenciamento e poder acessar o Comprasnet licitações, é necessário acessar o gov.br e seguir os seguintes passos:

  • Ao entrar, clique em “Crie sua conta gov.br”;
  • Escolha a opção “Número de CPF”;
  • Insira seus dados cadastrais nos campos em branco;
  • Leia os termos de uso e continue;
  • Clique em “Não sou um robô”;
  • Realize o captcha para continuar;
  • Siga com o preenchimento de seus dados;
  • Escolha o modo de ativação da conta (e-mail ou celular);
  • Copie o código de validação recebido e cole no campo escrito “Código de 6 caracteres” e clique em “avançar”;
  • Digite sua nova senha e clique em “concluir”.

Para realizar o login, é só digitar o CPF cadastrado e senha. Finalmente, depois de concluído o cadastro no gov.br, vamos acompanhar o passo a passo para a realização do cadastro no SICAF.

2- Cadastro no SICAF

  • Acesse este link para chegar ao SICAF;
  • Clique na logo escrito Gov.br;
  • Realize a confirmação de contato através do número do celular;
  • Ao receber o código via SMS, valide-o no campo a ser preenchido.

Como dissemos antes, não é obrigatório o certificado digital para realizar o credenciamento no SICAF. Então, caso você não tenha o certificado, é necessário que seja realizada a validação da conta.

Para isso, é necessário retornar à área logada do Gov.br e acessar a seção “Selos de Confiabilidade”. Nessa seção, é preciso validar a conta por meio de uma das opções – que pode ser, por exemplo, internet banking Bradesco ou Banco do Brasil, ou emissão de CNH pelo DETRAN.

Depois disso, retorne à área do SICAF, faça o login com CPF e senha e altere os dados do responsável pelo cadastro. Depois disso, é possível fazer o credenciamento.

Credenciamento no SICAF

  • Acesse novamente este link para chegar ao SICAF;
  • Clique na logo de Gov.br;
  • Na página do SICAF, o credenciamento é feito em “Cadastro”, na parte superior esquerda da tela.

Na seção “Cadastro”, existem vários níveis. O primeiro deles é o credenciamento – do qual estamos tratando – e os demais, como Habilitação Jurídica e Qualificação Técnica, por exemplo.

Este é um passo importante para que toda a documentação da empresa esteja pronta e reunida para o acesso ao Comprasnet licitações.

3- Cadastramento no Comprasnet licitações

O Comprasnet licitações é o ambiente em que você, enfim, vai poder acessar as compras governamentais e os seus Pregões.

Nos passos a seguir, tenha em mente que você precisa preencher os mesmos dados preenchidos no SICAF, para que o sistema não acuse algum tipo de divergência.

  • Neste link, clique na seta na frente de “Fornecedor”;
  • Acesse “Quero me Cadastrar”;
  • Escolha uma Opção de Empresa (Fornecedor Pessoa Jurídica, Fornecedor Pessoa Física ou Fornecedor Estrangeiro);
  • Preencha os demais dados necessários;
  • Depois disso, será enviado no seu e-mail um login com uma senha provisória para acessar o Comprasnet licitações;
  • Acesse novamente este link para acessar a conta.

Como consultar licitações no Comprasnet licitações?

Comprasnet licitações: Como realizar consulta no Comprasnet? Na imagem, página de consulta detalhada do Comprasnet

Na página do Comprasnet licitações, através deste link, você deve descer até a parte inferior, na seção “Consulta Detalhada”.

Nessa seção, você pode consultar Pregões e Dispensas Eletrônicas, por exemplo, em fase de envio e proposta, para poder participar.

É possível realizar as suas consultas através de filtros: por período, por modalidade de licitação, por tipo de Pregão, pelo número da licitação, por unidades da federação, por municípios etc.

No filtro objeto, é possível você buscar por uma palavra-chave específica relacionada ao empreendimento cujo serviço você deseja prestar. Exemplo: “pães”, caso você tenha uma panificadora.

Comprasnet licitações: Como consultar pregões em andamento?

Para consultar pregões em andamento no Comprasnet licitações, primeiro acesse a página inicial do site. Em seguida, role até a parte inferior, na seção “Consulta Detalhada“, e clique na opção “Pregões abertos para lances”.

Quem pode usar o Comprasnet?

O Comprasnet licitações pode ser usado por estados e municípios brasileiros que desejam fazer compras públicas.

Inclusive, um dado do governo mostra que mais de 50% dos municípios do país já utiliza o Comprasnet licitações no processo de compras e Pregões.

Nessa dinâmica, empresas que desejam oferecer seus serviços podem acessar os editais e avaliar se as oportunidades estão alinhadas aos seus interesses.

Dispensa eletrônica: conheça o novo sistema de dispensa do Comprasnet licitações

O Comprasnet permite agora novas funcionalidades, como o sistema de Dispensa Eletrônica. Esta funcionalidade de dispensa de licitação visa ampliar a competição para serviços da Administração Pública. Ela está de acordo com a nova Lei de Licitações, a Lei 14.133, que trouxe algumas mudanças nesse cenário.

Um dado interessante divulgado pelo SERPRO mostrou que, em 2020, por volta de 2/3 dos processos de contratação licitatórios ocorreram por dispensa. Esse número representa uma movimentação financeira de cerca de 44 mil contratos.

O novo sistema vai abrir mais oportunidades às empresas que desejam fornecer seus serviços e produtos ao Poder Público e promover a melhoria dos serviços ofertados à população.

Ao licitante, por sua vez, o sistema de dispensa eletrônica do Comprasnet licitações vai se mostrar mais prático, moderno e eficiente para a participação de processos.

Comprasnet licitações: Considerações finais

O Comprasnet licitações, portal de compras do governo, está de cara nova. A promessa é oferecer mais praticidade, transparência e eficiência nas compras governamentais.

Hoje, o sistema já se ampliou às demais etapas do ciclo de vida da compra pública, e não se atém somente ao processo inicial. Assim, ampara os empresários e servidores nas demais fases da licitação, garantindo a qualidade do processo.

A proposta é de que ele seja um sistema único e integrado, que permita à fornecedores, órgãos e cidadãos extraírem seus objetivos na fase inicial, de gestão e de execução dos contratos.

Se faltou algum detalhe a ser abordado ou caso a sua dúvida não tenha sido totalmente esclarecida, deixe o seu comentário!

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Guilherme Bitencourt

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14 respostas

  1. Boa tarde!
    Com a nova lei como devemos proceder para verificar os vencedores das licitações ?
    Não estou conseguindo localizar e nem baixar os arquivos, tais como proposta e documentos de habilitação.
    Grato.

    1. oa tarde! Com a Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), o procedimento para verificar os vencedores das licitações no Comprasnet continua similar, mas alguns detalhes podem variar conforme o órgão responsável pela licitação. Para acessar as propostas vencedoras e documentos de habilitação, você deve buscar a licitação específica no portal Comprasnet, utilizando o número da licitação ou do órgão. Após localizar a licitação, verifique na aba de “Consulta Pública” ou “Atas e Resultados” se os documentos estão disponíveis para download.

      Se você ainda não está conseguindo visualizar ou baixar os arquivos, pode ser que eles ainda não tenham sido publicados ou que haja uma configuração específica de acesso no sistema. Recomendo também entrar em contato com o suporte do Comprasnet ou o órgão responsável pela licitação para orientações detalhadas. Espero que isso ajude!

  2. Olá bom dia meu nome é Sérgio, sou aqui de Contagem, sou MEI mas estou devendo várias parcelas ainda sim, consigo participar de algumas licitações.
    E outra coisa quero representar clientes, como eu faço…então sou novo na modalidade de licitação estou querendo aprender
    mais…pode me ajudar no quesito….

  3. Olá bom dia meu nome é Sérgio sou aqui de Contagem sou MEI mas estou devendo várias parcelas ainda sim consigo participará de algumas licitações
    E outra coisa que representar clientes como eu faço…então sou novo na modalidade de licitação estou querendo aprender mais…pode me ajudar no quesito….

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