Como Participar de Pregões Eletrônicos – Parte II

Revisado em 25 de julho de 2018

Licitações Públicas

 Como Participar de Pregões Eletrônicos – Parte II

 

Se não leu a primeira parte deste artigo, clique em: Como participara de Pregões Eletrônicos – Parte I

Continuando…

 

5 – Após a republicação do edital ou da continuação do mesmo agora é necessário que você insira a sua proposta no sistema eletrônico. Como existem vários sistemas, como por exemplo: Federal (Comprasnet, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Petrobrás, etc) Estaduais e Municipais, vou me ater apenas ao COMPRASNET que abrange uma maior quantidade de licitações, pois além dos órgãos federais, algumas prefeituras utilizam este sistema.

Entre com seu login e senha no Comprasnet e procure o Menu na lateral esquerda da página denominado “Serviços aos Fornecedores è Pregão Eletrônico è Proposta è Cadastrar proposta. Escolha o seu estado, digite o código UASG ou procure na lista de órgãos, depois digite o número do pregão seguido do ano (exemplo, pregão 02/2014 – digite 022014) e clique em ok. Na nova Página que se abrir, você digita Objeto do Contrato e o valor do Contrato (pode ser global ou mensal) vai depender o que determina o edital, além de confirmar as declarações que aparece na logo abaixo do Quadro do Objeto, confirme e dê ok.

Se o Edital apresenta o Valor estimado do Contrato, registre neste fase um preço levemente superior ao Preço Estimado, se não, utilize um preço maior do que o registrado na média do que você pesquisou, conforme passo 2 desse artigo. E Se por um acaso você não teve tempo ou não quis seguir os ensinamentos do Passo 02, utilize um preço global, na qual o “Fator K seja superior a 3. O Fator K é o valor Total mensal da Proposta, dividido pela Remuneração total. Caso o Valor global da Proposta for anual. Multiplique por 12.

OBS: Esta regra é mais utilizado nos Contratos de Prestação de Serviços Continuados, como Apoio Administrativo, Vigilância Patrimonial, Limpeza e Conservação e Locação de Mão de Obra em geral;

Após o registro dos Preços, Volte novamente para o Item “Proposta” e cheque na opção “Consultar” se o seu preço está igual ao que você registrou e se o Objeto do Pregão está corretamente digitalizado. Agora é só aguardar a abertura da licitação.

6 – No dia e hora da abertura do pregão (sempre será o horário de Brasília) entre na sua conta do Comprasnet e clique no item “Lances”. Geralmente a licitação só estará disponível à partir da hora agendada, mas sempre atrasa alguns minutos e em alguns caso até 30, 40 minutos ou mais, portanto seja paciente. Quando aparecer a sua licitação, clique sobre o número dela e irá aparecer outra tela. Nesta tela aguarde o início dos lances que será informado pelo pregoeiro.

Observe que não é salutar dar lance logo de início, observe os outros licitantes e verifique se há um padrão e lembre-se, esta 1ª fase é por tempo determinado, geralmente de até 30 minutos. Em Outros portais este tempo chega a ser de 05 minutos, como é o caso da CGL/AM. Após o aviso de iminência finalizar inicia-se automaticamente o tempo aleatórios do qual o sistema escolhe eletronicamente o tempo da disputa e este tempo pode ser de 01 minuto até no máximo 30 minutos.

É neste curto espaço de tempo que você deve ficar atento e dar seu lance e observar os outros, na prática o tempo na fase aleatória varia entre 5 a 25 minutos, mas isto não é regra, portanto toda atenção é devida, procure manter-se entre os 05 primeiros colocados durante todo o processo, e só dê o menor lance quando “sentir” que chegou a hora.

Se Você declarou-se como ME/EPP, você deve fazer o possível para ficar em 2º Lugar, pois ao término dos lances, se o 1º colocado não for ME/EPP, você terá o direito em dar o último lance, desde que a 1ª colocada não seja ME/EPP.

É Importante que você faça uma simulação de lances, de preferência no dia anterior ao da abertura, listando até aonde você pode chegar, para evitar que você faça cálculos durante o período de lance, que fatalmente vai comprometer a sua astúcia.

7 – Após o término da fase de lance o pregoeiro vai solicitar do Licitante detentor do menor lance o envio por meio eletrônico dos documentos exigidos e da Proposta (e planilha se for o caso) devidamente reformulada com os novos preços.

Se não foi a sua proposta a vencedora, não desanime, pois muita coisa ainda poderá acontecer, já ganhei licitações sendo o 14º Colocado sim, você leu certo, é “DÉCIMO QUARTO” colocado.

Caso seja você o ganhador, envie os arquivos solicitados no formato “PDF” pois é o mais recomendado e o documento não poderá ser editado sem sua permissão, ou seja, evite mandar sua proposta e planilha no formato Word/Excel.

Eu recomendo que a parte de documentação esteja previamente digitalizada e compactada no formato “Zip”, pois o tempo para envio é muito pequeno e você precisa deste tempo para adequar a sua proposta e a sua planilha (se for o caso) aos novos valores que você ofertou no último lance.

8 – Após a “Declaração de Vencedor” feita pelo Pregoeiro se for você o vencedor deste pregão, não cante “vitória” ainda, pois seus concorrentes fatalmente irão entrar com pedido de intenção de recurso.

Caso não seja você o vencedor, aconselho a entrar com o pedido de intenção de recurso, pois muitas vezes o pregoeiro não analisa profundamente os documentos de habilitação e Propostas de Preços, porém para isso você precisa registrar um motivo provável, pois no caso do comprasnet os documentos e propostas são disponibilizados na internet, mas você tem pouco tempo de analisá-los. Você terá 03 dias úteis para registrar no sistema o motivo do seu recurso e este deverá estar em conformidade com o que você registrou na intenção do recurso.

Se for você o vencedor e os concorrentes entrarem com recurso administrativo, o sistema disponibilizará online os motivos do recurso de seus concorrentes e você terá 03 dias úteis para apresentar seu contra Recurso, atacando as razões apresentadas por eles. Você não é obrigado a apresentar o Contra recurso, mas aconselho que o faça, pois se nem você está interessado no processo, por que o pregoeiro estaria?

Em Ambos os caso você deve acompanhar os recursos e os contra recursos no sistema Comprasnet e aguardar pela decisão final do pregoeiro e pela decisão final da Autoridade Superior.

Espero ter ajudado de alguma forma!


 

O Autor deste Artigo é Marcos Antonio da Silva, Atuando neste setor desde 1987 e já participou de centenas de licitações nesses últimos 30 anos no Estado do Amazonas.

Livros Publicado pelo Autor:

  • Como Entender O Processo de Habilitação em Licitações Públicas
  • Comentários Sobre o Decreto 5.450 de 31/05/2005 – Regulamento do Pregão Eletrônico
  • Coletâneas de Artigos Sobre Licitações Públicas – Parte 1
  • Coletâneas de Artigos Sobre Licitações Públicas – Parte 2
Picture of Marcos Antonio Silva

Marcos Antonio Silva

Graduado em Química Industrial, Pós-Graduado em Gestão Empresarial, Pós-Graduando em Licitações e Contratos Administrativos, Consultor na área de Licitações e Contratos desde 2010, Participando de Licitações Públicas desde 1988.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo
Facebook
WhatsApp
LinkedIn