Revisado em 28 de abril de 2022

Sanepar licitação: Saiba como funciona e como se cadastrar

O Sanepar Licitação é a alternativa ideal para empresas que desejam oferecer seus serviços para o Poder Público no Paraná.

Muitas companhias possuem recursos interessantes para o Estado e os municípios. No entanto, sua contratação deve ser feita por meio de processos específicos e mais burocráticos.

Dessa forma, é importante entender não apenas como essa operação funciona, mas também quais os requisitos para se cadastrar no banco de empresas para operar no sul do país.

Por isso, entenda o que é e como opera o Sanepar Licitação, como se registrar e como concorrer com as demais corporações.

O que é o Sanepar Licitação?

Sanepar Licitação é o setor de processos administrativos da Companhia de Saneamento do Paraná, responsável por estabelecer as condições necessárias para a realização de contratos com o Poder Público no Estado.

Dessa forma, empresas e companhias privadas que desejam estabelecer vínculos de serviços e venda de produtos junto aos órgãos públicos de saneamento devem seguir as determinações do Sanepar.

O procedimento de licitação é disciplinado pela lei 8666/1993, que dita critérios rigorosos de seleção para análise das propostas de contratação mais vantajosas de acordo com o interesse público.

Por esse motivo, é necessário ter um departamento especializado para lidar com essas operações, como o Sanepar Licitação.

Como funciona o Sanepar Licitação?

O Sanepar Licitação é o setor responsável por administrar todas as etapas do processo de disputa e escolha de empresas privadas que desejam realizar serviços para os órgãos públicos do Paraná. Dessa forma, o departamento recebe o pedido ou identifica a necessidade de determinada compra ou prestação de serviço, elaborando um edital.

Esse documento será publicado no Diário Oficial e em outros canais de comunicação do Estado, a fim de divulgar a abertura de um novo processo de licitação.

Em seguida, o Sanepar Licitação avalia o registro das empresas, validando sua inscrição, além dos demais comprovantes que devem acompanhar as propostas.

Por fim, o setor também realizará a audiência de licitação, bem como a escolha da empresa vencedora e posteriores etapas de contratação efetiva. Dessa forma, o departamento funciona como solicitante, avaliador e responsável por validar cada passo que compete à uma licitação feita na área de saneamento do Paraná.

Quais são as opções do Sanepar Licitação?

A plataforma do Sanepar Licitação possui algumas opções disponíveis para as empresas verificarem, além de categorias distintas para abertura de processos. 

Conheça mais detalhes sobre cada uma:

Bens e serviços

A princípio, a opção de bens e serviços contempla as necessidades básicas de um departamento público, e é comum em outras áreas.

Basicamente, trata-se da opção selecionada quanto o Estado precisa selecionar uma empresa para algum tipo de parceria, seja para compra de materiais e bens diversos, ou para prestar serviços.

Nesse caso, o Sanepar Licitação é responsável pelos processos de bens e serviços relacionados ao saneamento do Paraná, de modo que a modalidade deve contemplar as exigências que integrem essa categoria.

Obras e serviços de engenharia

Enquanto isso, o departamento também possui outra modalidade especial, de Obras e Serviços de Engenharia.

Isso porque o setor de saneamento não é um órgão que precisa apenas de materiais ou bens, mas, eventualmente, também pode solicitar o cumprimento de obras quanto aos seus serviços.

Por exemplo, reparos ou a construção de novos canais que permitam a realização eficiente das propostas relacionadas ao setor. Nesse caso, as empresas que prestam serviços de engenharia também devem passar pelo processo de licitação para poderem ser escolhidas de acordo com a lei.

Dessa forma, a modalidade também está disponível para consulta e registro dentro da plataforma, bem como ter editais publicados dentro das suas abas para referência posterior.

Cadastro de Empresas

Finalmente, o Sanepar Licitação também conta com a opção de cadastro de empresas.

Essa categoria é essencial para a realização de procedimentos administrativos de escolha de empresas privadas para prestação de serviços, embora não esteja diretamente ligado à esse processo. Isso porque as empresas podem se cadastrar no banco de dados de prestadoras do Estado mesmo quando não houver um edital aberto de licitação.

Com isso, elas se tornam públicas e disponibilizam suas informações para todos os cidadãos, cumprindo as exigências de transparência, por exemplo.

Ainda, também podem vincular outros editais que já participaram dentro do seu cadastro, sendo mais simples para os representantes consultarem o andamento do processo.

Por esse motivo, existe a opção liberada de cadastro de empresas dentro do canal do Sanepar Licitação.

Como fazer cadastro no Sanepar Licitação para fornecer serviços e produtos?

Finalmente, depois de conhecer mais sobre cada modalidade do Sanepar Licitação, é possível realizar o cadastro para fornecer serviços e produtos dentro desse departamento.

O processo é relativamente simples, e pode ser iniciado pela internet, embora algumas etapas devam receber verificações presenciais dos órgãos fiscalizadores. Em um primeiro momento, a empresa que optar por se cadastrar no banco de dados, sem participar, efetivamente, de um edital aberto pode selecionar a opção dentro do site do setor.

Dessa forma, insere seus dados oficiais, documentos e outros comprovantes para criar uma conta e acompanhar o andamento de processos e publicar seus serviços para os cidadãos, por exemplo.

No entanto, para participar de um edital de licitação, existem outras etapas necessárias.

A princípio, o registro das empresas será consultado via on-line pelos responsáveis, de modo que um cadastro completo pode favorecer a habilitação da empresa para as demais etapas.

Em seguida, todas as companhias interessadas em prestar serviços ou bens para o edital em questão devem obter o Certificado de Registro Cadastral da Sanepar, disponível após análise detalhada do órgão. Sua solicitação é feita diretamente com o departamento, e é necessária para:

  • Fornecedoras de produtos;
  • Empreiteiras de obras;
  • Instaladoras;
  • Serviços técnicos especiais;
  • Consultoras;
  • Serviços gerais e projetos.

Depois de obter o certificado, a empresa em questão deverá preencher todos os formulários que acompanham o edital da licitação.

Cada documento pode requerer documentos diferentes, de modo que a companhia deve ler todo o edital publicado antes de seguir com a sua inscrição. Preenchidos os formulários, a empresa poderá validar sua proposta presencialmente indo até o setor do Sanepar Licitação, entregando todos os comprovantes exigidos.

Assim, poderá acompanhar sua inscrição e as etapas da licitação no site do departamento, por meio da sua conta.

Vale a pena participar do Sanepar Licitação?

O Sanepar Licitação é essencial para a contratação de empresas privadas para atuar em serviços e compra de bens para o departamento de saneamento do Paraná.

Sem esse órgão, não seria possível realizar a escolha da melhor empresa para realizar uma parceria com o Estado, deixando de oferecer o melhor para os cidadãos. Além disso, o departamento também se destaca por oferecer, em sua plataforma, todos os editais e canais de acompanhamento das companhias.

Dessa forma, permite uma maior democracia entre as concorrentes, permitindo que todas tenham acesso ao que é necessário para se registrar.

Suas categorias divididas em serviços e bens, e também obras de engenharia, tornam os processos mais organizados e focados nas reais necessidades do setor.

Por esse motivo, é importante que as empresas não apenas entendam como o Sanepar Licitação funciona, mas também busquem se inscrever no banco de registros para acompanhar todas as atualizações de processos administrativos na área.

Assim, é possível ganhar visibilidade ao firmar uma parceria com o Estado, de modo prática e acessível para a realização de serviços públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este conteúdo
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn